17.12.14

Cirurgia - O quê aconteceu? - Continuação

| |
    Olá, tudo bem? Hoje vim dar continuidade ao post anterior sobre minha cirurgia. Enfim, vamos ao que interessa.

Transplante de córnea e pós-operatório

    O transplante de córnea é uma cirurgia muito delicada. O cirurgião opera com uso de microscópio. Basicamente, a técnica consiste em retirar um círculo central da córnea doente com um instrumento cirúrgico chamado trépano. Esse círculo será substituído pela córnea saudável de um doador, captada num banco de olhos. A seguir, sutura-se com fio de nylon extremamente fino. Os pontos são sepultados, isto é, enterrados na córnea. O fato de não ficarem expostos faz com que a dor seja menos intensa no pós-operatório. Só se transplanta a córnea toda em casos de doenças especificas.


    O transplante pode ser realizado com anestesia local ou geral. Se optarmos pela local, ele receberá sedação para ficar mais tranqüilo e relaxado. Tem a vantagem de proporcionar certo conforto para o doente e deixar seu olho imóvel, o que facilita o trabalho do cirurgião. Às vezes, porém, as condições clínicas não permitem que se use a anestesia geral.

    Em regra, a pessoa faz o transplante e algumas horas depois pode voltar para casa, mas sai com o olho ocluído para protegê-lo. A sutura é bastante segura para que saia deambulando, só não pode coçar os olhos. Logo em seguida, deve ser iniciada a aplicação de colírios antiinflamatórios a cada três horas para evitar a rejeição.


    Num primeiro momento, a visão do receptor da córnea pode melhorar, mas posteriormente, fica embaçada de novo durante a troca do epitélio do doador pelo do receptor. Mais tarde, o receptor passará a enxergar melhor. Em relação à troca de epitélio, podemos explicar desta maneira: a córnea do doador é retirada com todos os seus componentes. A camada mais superficial da córnea chama-se epitélio e é trocada a cada sete dias pelo organismo. A troca das células epiteliais do doador vai ocorrer no mesmo período, o que provocará inicialmente certa irregularidade na córnea.


    Enfim, foi isso que fez eu afastar do blog por um mês, minha visão não esta 100%, mas prometo que vai ter posts toda semana. Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Najla Ayanne - 2016. Todos os direitos reservados.
Layout criado por: Julia Villela.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo